Para uma melhor experiência do ambiente virtual da Exposição CoMciência leia as instruções abaixo:

  • A navegação neste ambiente funciona melhor em computadores como desktops ou laptops.​
  • A navegação em celulares ou tablets tem uma melhor experiência em aparelhos com função giroscópio.​​
  • Entre os diferentes Apps e navegadores de acesso, o Google Chrome apresenta a melhor experiência.​

INSTRUÇÕES para uso em computadores e laptops:

1 – Use o mouse ou mousepad para clicar, arrastar a tela, explorando e interagindo nos ambientes

2- Use as setas do teclado para se deslocar no ambiente.

Pré-Imersão 1

INSTRUÇÕES para uso em Celulares com função giroscópio:

1 – Use o seu celular na posição Horizontal
Pré-Imersão 2

2-  Acesse o ambiente com todos os espaços virtuais interligados e selecione a esfera que deseja visitar. Cada esfera representa uma obra individualmente

3 – Dentro das obras, mova ou gire o seu celular e experimente o ambiente de cadaesfera.

Pré-Imersão 3

4 – Pressione com 1 dedo para andar “para frente” ou se “aproximar de objetos” como textos, videos e elementos 3D

Pré-Imersão 4

5- Se preferir, use o menu no canto superior esquerdo com as setas para trocar de sala e obras ou voltar para o ambiente principal.

INSTRUÇÕES para Uso em Celulares e Tablets comuns (sem giroscópio):

1 – Use o seu celular na posição Horizontal
Pré-Imersão 2

2 –  Acesse o ambiente com todos os espaços virtuais interligados e selecione a esfera que deseja visitar. Cada esfera representa uma obra individualmente

3 – Use apenas 1 dedo para arrastar para direita ou esquerdar para visualizar os ambientes

Pré-Imersão 6

4 – Pressione com 1 dedo para andar “para frente” ou se “aproximar de objetos” como textos, videos e elementos 3D

Pré-Imersão 4

5- Se preferir, use o menu no canto superior esquerdo com as setas para trocar de sala e obras ou voltar para o ambiente principal.

PARCEIROS

Parceiros do Edital CoMciência - Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Pré-Imersão 8

FAD (Festival de Arte Digital) é um encontro de novas tendências das artes tecnológicas. Desde 2007, o Festival de Arte Digital vem difundindo os temas da Arte através de Novas Tecnologias. Neste período, o FAD foi premiado duas vezes nacionalmente pelo Ministério da Cultura sobre a exploração inventiva de novas tecnologias no campo da arte e da comunicação. Em 2018, realizou especialmente a primeira edição da Bienal de Arte Digital, com o tema “Linguagens Híbridas”, reforçando a reflexão sobre as aproximações entre arte, ciência e tecnologia, e com a missão de, a cada dois anos, valorizar o pensamento crítico sobre os processos digitais e tecnológicos da vida e na arte.

Pré-Imersão 9

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) é uma instituição que apoia e viabiliza projetos da UFMG e outros importantes centros acadêmicos e científicos do Brasil. Alinhada às tendências internacionais da economia do conhecimento, a Fundep é vanguarda na transformação dos saberes gerados nas universidades em produtos e serviços para o mercado. Foi a primeira Fundação de Apoio a criar uma agência para identificar, investir e desenvolver negócios inovadores de origem acadêmica – a Fundepar. Também atua há 16 edições pré-acelerando negócios com o Programa Lemonade (17a. do mundo em número de startups) e o OutLab, conectando a academia aos ambientes de negócios e inovação. No Edital CoMciência – Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia de 2020, a Fundep é parceira na divulgação da oportunidade a pesquisadores das áreas de arte, ciência e tecnologia e ao mercado, que assim como nós, valoriza as formas de expressão como estímulos à inspiração, criatividade e memória da potência que é a arte brasileira.

Pré-Imersão 10

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG – é a agência responsável por induzir e fomentar a pesquisa e a inovação científica e tecnológica em território mineiro. Isso é feito por meio do financiamento de projetos de pesquisa, concessão de bolsas, parcerias internacionais, dentre outros. A divulgação do conhecimento para toda a população também está entre suas diretrizes, o que é feito por meio de projetos próprios e de parcerias, que envolvem diversos canais e linguagens. Conheça mais sobre a FAPEMIG em www.fapemig.br.

Pré-Imersão 11

A Tecnosys é um centro autorizado multimarcas que fornece serviços de assistência técnica para os mais variados tipos de equipamentos de informática e entretenimento. Desde 1989, atua nos mercados de Outsourcing de T.I. e representa algumas das maiores marcas de tecnologia que são referências em seus segmentos. É destaque em manutenção e venda de equipamentos de TI, administração de redes, outsourcing de TI, impressão corporativa e serviços em nuvem.

Pré-Imersão 12

A Escola de Música presta serviços à sociedade mineira e brasileira desde 1925, formando recursos humanos e produzindo conhecimento na área de música. A Escola de Música oferece cursos em três níveis: Graduação, Pós-Graduação e Extensão. O Curso de Graduação oferece duas modalidades, o Bacharelado e a Licenciatura. Na Pós Graduação são oferecidos o Mestrado, Especialização e Doutorado. Na Extensão são oferecidos diversos cursos, alguns já estabelecidos e com caráter permanente e outros que são ofertados eventualmente. Além das atividades de ensino, toda a comunidade da Escola de Música está envolvida na produção acadêmica, seja na pesquisa, na produção artística ou em projetos de extensão. São realizados concertos e recitais de professores, músicos (funcionários), estudantes e dos grupos musicais da Escola, além de gravações de CDs, publicações diversas nas revistas da Unidade e em outros periódicos, dentre outras atividades.

Pré-Imersão 13
Desde 1995 a ZBM é tecnologia avançada e excelência na prestação de serviços de áudio, iluminação e videoprojeção em eventos sociais, culturais e corporativos.

FICHA TÉCNICA

Realização: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal.
Patrocínio: Gerdau
Apoio: CBMM

Direção: Márcia Guimarães
Curadoria: Alexandre Milagres e Tadeus Mucelli
Museologia: Carlos Jotta
Técnicos de Museografia: Adson Júnior e Leonardo Miranda
Assistente de Museologia: Samara Asevedo
Coordenação de TI: Alexandre Livino
Coordenação do Educativo: Suely Monteiro
Coordenação de Programação: Alexandre Milagres
Coordenação do Programa CoMciência: Marina Andrade
Coordenação de Inclusão e Acessibilidade: Luciana Cajado
Coordenação de Comunicação: Paola Oliveira
Design Gráfico: Ana Paula Andrade
Assessoria de Imprensa: A Dupla Informação
Assessoria Digital: Sal Estúdio Criativo
Vídeos e edição: Lucas D’Ambrósio
Intérpretes de LIBRAS: Guilherme Borges e Luana Trindade
Ambiente e Exposição Virtual (Arte & Programação): Ricardo Palmiere e Henrique Roscoe
Desenvolvimento Website CoMciência: Adapta Online
Parceiros: FAD, FAPEMIG, FUNDEP, Museu Mineiro, Escola de Música da UFMG, Tecnosys, ZBM Som e Luz