SOBRE O PROGRAMA

Sobre o coMciência

coMciência é o programa de divulgação científica do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal que, desde 2013, busca trazer temas atuais para debates, por meio de palestras e rodas de conversas, além de oferecer cursos ligados a temáticas científicas, mostras e feiras em parceria com instituições de ensino.

Como museu de ciência e tecnologia, a ideia é desmistificar a ciência como lugar intocável, de difícil compreensão ou distante do universo da maioria das pessoas. O programa, por meio de suas atividades, busca aproximar o público do conhecimento científico, tornando-o mais palatável, com temas da atualidade e uma linguagem acessível.

Em 2020, por meio da segunda edição do “Edital CoMciência”, consolida suas ações de divulgação científica apontando a necessidade de ampliarmos o entendimento da prática artística, criativa e propositiva como essenciais para q

Edital 2

Sobre o Museu

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências.

O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau.  O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas.

O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h, entrada franca. Para além da exposição permanente, o MM Gerdau oferece uma programação diversa e para todas as idades. Todas as atividades são gratuitas.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é patrocinado pela Gerdau, via lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

EDITAL

Tema do Edital 2020

Cristais do Tempo: emergências nas fissuras do presente

(Texto curatorial de Alexandre Milagres e Tadeus Mucelli, da Conteúdo Arte & Tecnologia)

Arte, Educação, Ciência, Tecnologia, Cidades, Novas Economias, Meio Ambiente, Novas Indústrias, Comportamento Social, Saúde, Justiça, Ética, Direitos, Comunidade Digital, Países, Fronteiras, Mobilidade. Nos mais diversos campos, vê-se uma disputa em andamento em nosso planeta: nossa definição de futuro a partir de um presente demasiadamente complexo.

Estamos há algum tempo, ao que parece, presos ao essencialmente concreto de um presente que nos solicita por completo. Onde todos os dias são iguais aos outros. Um presente colado ao futuro, invariável em sua passagem, repetindo ciclos de realidade. Em meio às constantes questões deste eterno “agora”, desenvolvemos nossas melhores tecnologias, colocadas em dúvida de forma impositiva pelas mais simples estruturas biológicas.

Dessa forma, vivemos por um lado o desenvolvimento de inúmeras inovações nas mais diversas frentes e desafios, mas, ainda assim, encontramos dificuldades em nos compreendermos como humanos e como sociedade em nosso verdadeiro desafio como comunidade global. Cabe, então, perguntarmos se manteremos as mesmas relações sociais, econômicas, políticas, ecológicas, culturais ou usaremos de nossa capacidade criativa e adaptativa para um novo arranjo e uma nova forma de entendermos o nosso papel?

Em momentos de instabilidade, devemos voltar nossas atenções aos artistas e cientistas na potência de suas criações. Como um “cristal do tempo” da física teórica, suas propostas e projetos são capazes de quebrar as simetrias entre passado, presente e futuro. Vê-se, então, o futuro não apenas o resultado de um presente a se efetuar, mas antes, entendido como algo que nos guia de longe, desequilibrando rotinas, habitando a imaginação, atraindo as forças do desejo humano do que pretende vir a ser.

Precisamos fomentar as conjunções entre arte, ciência e tecnologia, protagonistas no que se refere a recolher, monitorar e analisar dados, buscando um entendimento mais profundo que nos oriente. Observar essas criações para além dos limites do contexto de sua produção, para as fissuras que produzem e se encontram no tempo presente. Cabe a todos nós discutir as condições perplexas de nosso presente.

O Edital ComCiência 2020 está interessado em perguntas, pensamentos e possíveis ensaios artísticos-científicos, a partir de um presente propositivo, em que as condições humanas estejam à altura dos desafios a serem enfrentados. Enquanto a sociedade é colocada de forma imperativa a pensar em uma agenda global de futuro, reforçamos aqui a necessidade de uma consciência coletiva ser acionada no presente. Trata-se de como nos reconstruir enquanto proposta de humanidade e coletividade, sendo a arte e a ciência campos legítimos para esse movimento.

Emergências nas fissuras do presente

Considerando o tema da segunda edição do Edital CoMciência deste ano, Ana Paula Costa Andrade, designer do MM Gerdau, trouxe na identidade o olhar propositivo do edital que questiona o futuro. Independente do estágio evolutivo ou da área de atuação, somos obrigados a igualar no tempo e discutir o futuro próximo.

O futuro na identidade está em branco, como que aberto para todas as possibilidades. Um campo para receber e construir novas ideias. Além de branco, ele cheira a novo, embalado à vácuo, como uma entrega do correio, ainda protegido no plástico. Mesmo essa novidade traz marcas de imperfeições do presente e, por isso, não está lisa, já tem ruídos.

Mas o que o presente em branco traz de novo? O QRCode da imagem é um aviso codificado que pode dizer qualquer coisa. A informação está exposta, ordenada ou não, por códigos. É o elemento usado para ligar os três tempos. Em época de quarentena, é a tecnologia das lives e sua função teve destaque nas mídias. Apesar de ser uma tecnologia velha, já conhecida há mais de 20 anos, aqui simboliza o passado, o presente e o acesso para o futuro.

Novamente, cheio de ruídos, ele tem fragmentos espalhados, provocando uma repetição desordenada, um rastro, mais uma fissura.

LEIA O EDITAL

O Edital CoMciência – Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia está em sua segunda edição e é uma chamada que convoca artistas, cientistas e demais criadores e pesquisadores a proporem ocupações em espaços do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, assim como também de forma virtual, por meio de tecnologias digitais disponíveis no momento (realidade aumentada, aplicações em celulares, realidade virtual, sites e demais plataformas digitais) por meio de projetos que transitem nos limites entre arte, ciência e tecnologia, com a potência de suscitar novas perguntas e reflexões à humanidade e ao mundo em que se insere e transforma. Em 2020, um tema é colocado aos proponentes:  a emergência propositiva nas fissuras do presente, como cristais de tempo, capazes de quebrar as simetrias entre passado, presente e futuro. Uma reconstrução enquanto proposta de coletividade e humanidade! O edital está em formato PDF e pode ser baixado por aqui para consulta.

F.A.Q - DÚVIDAS FREQUENTES

Para inscrição no edital CoMciência – Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia , o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recomenda a leitura na íntegra do edital.

O “Edital CoMciência de Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia” trata-se de uma ação de democratização do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, por meio da ocupação criativa de seus espaços, que articule arte, ciência e tecnologia, em diálogo com a proposta de divulgação científica do Programa CoMciência e com a vocação para a produção de conhecimento, reflexão e divulgação em ciência e tecnologia por meio da arte. A temática escolhida para a 2ª edição do Edital CoMciência trata da emergência propositiva nas fissuras do presente e das produções que surgem na integração entre arte, ciência e tecnologia como cristais de tempo, capazes de quebrar as simetrias entre passado, presente e futuro. Trata-se de como nos reconstruir enquanto proposta de humanidade e coletividade, sendo a arte e ciência campos legítimos para esse movimento.

Podem se inscrever nesse edital, gratuitamente, todos os interessados, tais como artistas, cientistas, pesquisadores, criadores, produtores de conteúdo, profissionais de diversas áreas e intelectuais brasileiros e estrangeiros na forma de inscrições individuais ou coletivas (estas representadas por um único integrante).

As inscrições podem ser feitas exclusivamente por meio de formulário digital disponível neste site do dia 08 de junho a 02 de agosto de 2020.

Trabalhos: são projetos artísticos-científicos-tecnológicos que se encontram finalizados, exequíveis e aptos a serem exibidos;

Propostas: são projetos artísticos-científicos-tecnológicos que estão em fase de implementação ou parcialmente realizados e buscam condições de serem exibidos.

Compreende-se como trabalhos e propostas alinhados ao presente edital e alinhados ao processo curatorial os seguintes subtemas e modelos – não se limitando nem e tão somente a estes – com base nos estudos de Stephen Wilson e demais pesquisadores e pensadores;

a) Biologia – microbiologia, genética, comportamento de plantas e animais, o corpo,  processos cerebrais-corporais, tecnologias imagéticas do corpo, medicina;

b) Ciências físicas – física das partículas, energia atômica, geologia, física, química, astronomia, ciências espaciais e tecnologia GPS, nanotecnologias;

c) Matemática e algoritmos – fractais, arte genética, vida artificial, inteligência artificial;

d) Cinética – eletrônica conceitual, instalações sonoras e robótica;

e) Telecomunicações – telefonia móvel, rádio, telepresença, web arte, netart telemática, etc;

f)  Sistemas digitais – mídias interativas, realidade virtual (VR), realidade aumentada (VA), sensores alternativos – tato, movimento, olhar, características pessoais, ativação de objetos, som 3D, fala, visualização científica, visualização de dados, vigilância, sistemas de informação, IoT – internet das coisas etc;

1 – Inscrição: 08/06/2020 a 02/08/2020

2 – Homologação: 27/07/2020 a 03/08/2020

3 – Análise Curatorial, Técnica e Entrevistas: 04/08/2020 a 03/09/2020

4 – Divulgação dos Selecionados: 09/09/2020

5 – Definição de plano de trabalho com selecionados: 10/09/2020 a 23/09/2020

6 – Contratação dos selecionados: 10/09/2020 a 23/09/2020

7 – Execução de Trabalho e Propostas pelos selecionados: 24/09/2020 a 24/11/2020

8 – Exposição Presencial e Digital/Virtual: 03/12/2020 a 14/03/2021

O resultado dos projetos e proponentes selecionados será divulgado no dia 09 de setembro de 2020 por este site e por meio dos canais de comunicação oficiais do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. A exposição presencial e/ou digital virtual está prevista para 03/12/2020 a 14/03/2021.

INSTITUCIONAL

Parceiros do Edital CoMciência - Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Edital 3

FAD (Festival de Arte Digital) é um encontro de novas tendências das artes tecnológicas. Desde 2007, o Festival de Arte Digital vem difundindo os temas da Arte através de Novas Tecnologias. Neste período, o FAD foi premiado duas vezes nacionalmente pelo Ministério da Cultura sobre a exploração inventiva de novas tecnologias no campo da arte e da comunicação. Em 2018, realizou especialmente a primeira edição da Bienal de Arte Digital, com o tema “Linguagens Híbridas”, reforçando a reflexão sobre as aproximações entre arte, ciência e tecnologia, e com a missão de, a cada dois anos, valorizar o pensamento crítico sobre os processos digitais e tecnológicos da vida e na arte.

Edital 4

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) é uma instituição que apoia e viabiliza projetos da UFMG e outros importantes centros acadêmicos e científicos do Brasil. Alinhada às tendências internacionais da economia do conhecimento, a Fundep é vanguarda na transformação dos saberes gerados nas universidades em produtos e serviços para o mercado. Foi a primeira Fundação de Apoio a criar uma agência para identificar, investir e desenvolver negócios inovadores de origem acadêmica – a Fundepar. Também atua há 16 edições pré-acelerando negócios com o Programa Lemonade (17a. do mundo em número de startups) e o OutLab, conectando a academia aos ambientes de negócios e inovação. No Edital CoMciência – Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia de 2020, a Fundep é parceira na divulgação da oportunidade a pesquisadores das áreas de arte, ciência e tecnologia e ao mercado, que assim como nós, valoriza as formas de expressão como estímulos à inspiração, criatividade e memória da potência que é a arte brasileira.

Edital 5

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG – é a agência responsável por induzir e fomentar a pesquisa e a inovação científica e tecnológica em território mineiro. Isso é feito por meio do financiamento de projetos de pesquisa, concessão de bolsas, parcerias internacionais, dentre outros. A divulgação do conhecimento para toda a população também está entre suas diretrizes, o que é feito por meio de projetos próprios e de parcerias, que envolvem diversos canais e linguagens. Conheça mais sobre a FAPEMIG em www.fapemig.br.

FICHA TÉCNICA

Realização: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal.
Patrocínio: Gerdau
Apoio: CBMM

Direção: Márcia Guimarães
Assessoria Direção: Mateus Nogueira
Coordenação de Programação: Alexandre Milagres
Coordenação do programa coMciência: Marina Andrade
Coordenação de Comunicação: Paola Oliveira
Coordenação de Museologia: Carlos Jotta
Coordenação de TI: Alexandre Livino
Coordenação do Educativo: Suely Monteiro
Coordenação de Inclusão e Acessibilidade: Luciana Cajado
Design: Ana Paula Costa Andrade
Assessoria Digital: Sal Estúdio Criativo
Curadoria do Edital CoMciência: Alexandre Milagres e Tadeus Mucelli
Parceria: FAD – Festival de Arte Digital, Fundep e Fapemig
Desenvolvimento do Website: Adapta Online